sexta-feira, fevereiro 25, 2005

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

A Família

Isto de fazer parte de uma família grande, e bastante unida por sinal, tem muito que se lhe diga. Tenho mais oito irmãos, um marido, quatro cunhados(as) e três futuros cunhados(as), cinco sobrinhos – vem mais um a caminho, mas só para Maio –, uma sobrinha-neta, além obviamente da minha Mãe. Isto sem contarmos com uma avó com uns lindos 96 anos e perfeitamente lúcida. O total perfaz 24.
De fora, mas não por causa da importância, deixo mais quinze tios e 28 primos, tudo família directa. Destes 28 primos (quase todos casados, portanto multiplique-se por dois), já tenho uma data de primos em segundo grau, que não me atrevo a contá-los, mas que são muitos mesmos.
Com uma família destas não há orçamento que valha. São os aniversários – prendas quase obrigatórias para os primeiro 24 – os casamentos, os baptizados, etc. e tal.
Vem isto a propósito de quê? Só em Fevereiro, os aniversários mais directos foram/são cinco. CINCO! Em Março são dois. Infelizmente, em Abril, já não há nenhum: o meu pai faria 66 anos. Em Maio, mais três, e ai por adiante…
Claro que os prejudicados são os aniversariantes que, além de me aturaram num jantar ou num lanche, levam apenas uma lembrança, em vez de uma prenda.
Mas não me posso queixar. Mesmo nada. Os natais são óptimos, principalmente quando os disparates e a risota invadem a mesa… Nas férias, vamos todos de abalada para o Minho. É a praia, são as noitadas. Tudo sem chatices. É bom ter uma família assim.
P. S. - Pronto, a pedido de várias famílias (T.V. lol) não falei de política.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Day after

Dia de ressaca para alguns… dia de análises profundas para outros.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Seremos todos parvos?

O desemprego em Portugal atingiu, no último trimestre de 2004, o valor mais alto desde 1998. Para Santana Lopes a culpa foi da “instabilidade política” e por consequência – digo eu - do Presidente da República que dissolveu a Assembleia da República em… 10 de Dezembro. Pois é, mas o trimestre começou em Outubro, depois houve Novembro e finalmente Dezembro. Santana Lopes achará que os Portugueses são parvos ou quer fazer os Portugueses parvos?

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Pois...

"Não fiquei nada contente nem convencido da sinceridade no tocante à suspensão de actividades políticas", D. Manuel Martins, antigo bispo de Setúbal, em declarações à TSF.

sábado, fevereiro 12, 2005

Desespero



O desespero de uma mulher chorando a morte de um familiar vítima do tsunami de 26 de Dezembro na Índia. Foi com esta foto que o indiano Arko Datta, da Reuters, venceu o 1.º prémio da World Press Photo.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

O homem ensandeceu

“Manuel Monteiro acusa o CDS/PP de se estar a "colar" à sua imagem para fazer crer ao eleitorado que ainda continua vinculado a este partido. A denúncia foi feita ao COMÉRCIO pelo líder do PND, ontem, durante uma acção de campanha realizada na Póvoa de Varzim”.
Isto só pode ser brincadeira. Ainda não estou em mim. O homem está mesmo a ficar chalado de todo e com alucinações.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Pachorra

Ando sem grande pachorra para escrever. A campanha está pobre, pobrezinha. Não se debatem ideias, programas, soluções. Apenas se acusam uns aos outros. Os jornais publicam artigos e notícias que logo são desmentidos. Anda tudo uma grande seca (também não chove, é verdade).
Pegando numa ideia do blog do meu mano – softpt.blogspot.com – apetecia-me não ter que pensar em muitas coisas, ter a tal semanita de férias do Carnaval, sei lá… fazer qualquer coisa diferente. Aceitam-se sugestões.

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Parabéns!

Para ti, um beijo do tamanho do mundo!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Está explicado o baixo nível da campanha

O obreiro da campanha de Santana Lopes é Einhart Jacome da Paz, um publicitário brasileiro e cunhado de Ciro Gomes, candidato presidencial de 2002. Na campanha presidencial brasileira, os três responsáveis pelo marketing Guanaes, Duda Mendonça (Lula) e Einhart Jacome da Paz (Ciro) anunciaram a sua intenção de aumentar os ataques aos adversários - a chamada campanha negativa. Se por lá isso é normal, em Portugal – e o dr. Santana Lopes deveria saber – isso não acontece.Pesquisando na internet, encontrei este parágrafo que explica tudo: “O presidente do PPS, Roberto Freire, identificou o foco de intrigas contra ele no comando da campanha de Ciro. Trata-se do marqueteiro Einhart Jacome, cunhado do candidato. Freire reclama abertamente: “Gostaria que esse Einhart parasse de semear cizânia e cuidasse só da campanha. Eu não disputo poder com ele. Não esse tipo de poder. Minha disputa é só no campo das idéias.”
Fiquei elucidada… Einhart Jacome da Paz mudou de continente, mas não mudou de métodos. Santana Lopes que se cuide!

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Blogues de campanha

Já me tinham falado – ver Nas Margens do Minho – dos blogues dos políticos que por ai andam. Hoje resolvi dar uma vista de olhos por alguns: Santana Lopes, Luís Filipe Menezes e Morais Sarmento. No blogue deste último verifico que ou Morais Sarmento sabe escrever em brasileiro muito bem ou tem algum brasileiro a escrever por ele. Vejam um parágrafo da carta que os eleitores de Castelo Branco estão a receber nas suas caixas de correio desde hoje.
“Caro/a eleitor/a,
É com muita honra e sentido de dedicação que me candidato a Deputado pelo circulo eleitoral de Castelo Branco. (…). Estivemos em todos os momentos decisivos da nossa história recente: na instauração e consolidação do regime democrático; na adesão à Comunidade Económica Européia; na aplicação dos fundos Comunitários; nos impulsos de desenvolvimento, progresso e modernidade; na consolidação das finanças públicas e na criação dos instrumentos para que Portugal possa competir com os países mais desenvolvidos da União Européia.”

Ainda não descobriram? Fica aqui o desafio.